TÚNEL DO METRO AVANÇA QUATRO METROS POR DIA
A extensão da Linha Amarela até Vila D' Este avança também ao ritmo de trabalho de escavação dos túneis para uma obra que terminará no final de 2023.
Junto ao Hospital Santos Silva, no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, a jornada não tem início nem fim, já que o túnel mineiro vai sendo escavado 24 horas por dia, sete dias por semana.
Na escavação mineira está em uso a metodologia NATM ['New Austrian tunnelling method'], na qual se escava um pouco inicialmente e logo se coloca o suporte de betão projetado
Num pequeno santuário cravado nas gigantes paredes à entrada do túnel está Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.
Cada uma das frentes avança dois metros por dia, num total de quatro metros.
Neste túnel, cuja extensão de cerca de um quilómetro servirá para unir o futuro viaduto de Santo Ovídio (com 500 metros) à estação do Hospital Santos Silva, próximo ao Monte da Virgem, trabalham entre 130 e 150 pessoas, incluindo sempre um número mínimo permanente de entre 15 e 20 trabalhadores.
O túnel mineiro continua a perfurar e esperará encontrar-se do outro lado com o viaduto de Santo Ovídio, completando a conexão do novo troço da linha Amarela ao já existente (Hospital São João - Santo Ovídio).