UMA VISITA DE OURO
Menino D'Ouro é a designação que a Quinta ganhou após a tragédia se ter abatido sobre a família de João Marques.
César dos Santos, filho deste burguês , era um apaixonado pelo balonismo, uma moda do início do século XX, e adquiriu um balão, o 'Lusitano' em Paris. Juntamente com o farmacêutico Belchior da Fonseca e o engenheiro José de Almeida lançaram-se à aventura, no dia 21 de novembro de 1903, a partir do Palácio de Cristal, no Porto.
Rapidamente as palmas que se ouviram no lançamento foram substituídas por lágrimas e desespero, visto que os ventos levaram o 'Lusitano' para parte incerta e nunca mais foi avistado. Desespero esse, que levou João Marques a oferecer o peso do filho em ouro a quem o encontrasse vivo ou morto. E daí nasce o nome da quinta localizada em Vilar do Paraíso cuja torre é vista a partir de vários pontos de Gaia.
Entretanto com o passar dos anos, outros proprietários surgiram e outras curiosidades lhe estão aliadas como é o caso de se tratar do local pioneiro no cultivo dos kiwis na Península Ibérica.
Hoje, foi a vez da junta de freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, em parceria com os atuais proprietários, de abrir as portas e dar a conhecer este património a um grupo de gaienses que se inscreveram nesta iniciativa. Um grupo de curiosos que ultrapassou as expetativas e obrigou a junta a dobrar a sua logística.