USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA CAI NO PRÓXIMO NÍVEL DE DESCONFINAMENTO

mascaras
27-07-2021 | 10:30 | | |

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA CAI NO PRÓXIMO NÍVEL DE DESCONFINAMENTO

Escrito por admin

A utilização da máscara ao ar livre cairá no nível 2 do plano de desconfinamento aconselhado hoje pelos especialistas na reunião do INFARMED que está a decorrer.. O país ainda se encontra no nível 1 e  utilização da proteção individual deverá acontecer sempre que não seja possível manter o distanciamento físico.

A proposta dos especialistas divide-se em quatro níveis — estando o país atualmente no primeiro — e considera três regras fundamentais para a passagem entre cada um deles:

- Ventilação e climatização adequada dos espaços fechados; utilização do certificado digital nos espaços públicos e autoavaliação de risco.

Entre o nível 1 e 3 há medidas gerais:

- Trabalho remoto ou no exterior sempre que possível; cumprimento da distância física; máscara obrigatória em ambientes fechados e sempre em eventos públicos e evitar todas as situações não controladas de aglomeração populacional.

Infarmed

Nas escolas e empresas, devem ser sempre mantidas as medidas gerais. O teletrabalho deve manter-se “sempre que possível” e no comércio e retalho também mantidas as medidas gerais.

Por outro lado, soube-se hoje que as pessoas internadas ultimamente nos hospitais com COVID-19  foram predominantemente pessoas que não tinham iniciado o esquema vacinal, sendo que apenas 2% de doentes tinham o esquema completo. Já nos internamentos em UCI, 5% dos doentes tinham o esquema vacinal completo.

Tem havido uma “tendência crescente” nos internamentos devido à Covid-19 desde o início de julho e nas UCI há uma ocupação de cerca de 78% do valor de referência de 255 camas.

Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, disse na reunião que ainda decorre que prevê um inverno, mesmo “com pouco mais de 50% das pessoas imunizadas”, em que a “vida se pode aproximar muito daquilo que era antes".