VAMOS LÁ VER SE O 'MOO' CONSEGUE ESPANTAR GAIVOTAS E OUTROS 'PREDADORES'

123
24-05-2022 | 12:23 | | |

VAMOS LÁ VER SE O 'MOO' CONSEGUE ESPANTAR GAIVOTAS E OUTROS 'PREDADORES'

Escrito por Eugénio Queirós

O crescimento exponencial das populações de gaivotas em meios urbanos é uma realidade que tarde em ser contrariada. Em Vila Nova de Gaia, esta situação há alguns anos que atingiu níveis críticos.

Comprova-o o que nos últimos cinco anos tem acontecido no popular Cantinho das Aromáticas, em Canidelo, onde não apenas as gaivotas causam problemas.

"Nos últimos 5 anos a população de gaivotas, gansos-do-egipto, patos-bravos e pegas-rabudas, que nidificam ou procuram alimento cá na Quinta, cresceu exponencialmente", refere Luís Alves, o responsável por este espaço.

 

123

 

"Algumas destas aves arrancam centenas de plantas, que nesta altura do ano plantamos aos milhares. Algo que nos primeiros 15 anos de cultivos nunca nos tinha acontecido. O mais estranho é que não se alimentam delas, mas acabam por provocar mortalidade e prejuízo", sublinha.

Para contrariar os estragos, Luís Alves está a testar o 'Moo' na plantação recente de perpétuas, na expetativa de que esta réplica de mocho assuste os 'predadores'.

Mais notícias