VÊM AÍ MAIS UMA ONDA DE CALOR
A partir de dia 6 de julho, um fluxo do quadrante leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central, transportará uma massa de ar quente e seco sobre o território do continente.
Assim, prevê-se uma subida dos valores da temperatura, em especial da máxima, atingindo valores acima de 30°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, sendo entre os 35 e 40°C nas regiões do interior e vales do Tejo e do Sado, não sendo de excluir valores pontualmente superiores. A temperatura mínima também deverá aumentar, sendo previstas noites tropicais (mínimas acima de 20°C) em algumas regiões.
A tendência aponta para uma persistência de valores elevados de temperatura nos dias seguintes, pelo que é provável que venham a ser emitidos avisos de tempo quente.
O vento soprará geralmente fraco a moderado predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante as tardes.
Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural.
Salienta-se no entanto que, até dia 6, existem condições de instabilidade devido a uma depressão em altitude, pelo que é provável a ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões Norte e Centro, em especial no interior.
O IPMA irá continuar a acompanhar a situação, atualizando este comunicado caso se justifique.