A VER PASSAR OS COMBOIOS NO CENTRO DE COIMBRÕES
Quando se fala na Avenida dos Aliados, o nosso pensamento é transportado para a imponente via da cidade do Porto. No entanto, Gaia também tem os seus Aliados, mesmo no centro de Coimbrões, em Santa Marinha. Uma artéria onde o som dos carros se confunde com a passagem dos inúmeros comboios que atravessam um dos troços da Linha do Norte. Aliás, é ali que está localizado o apeadeiro de Coimbrões que recentemente, por questões de segurança, recebeu a travessia aérea para os peões que também está equipada com dois elevadores. Daí que a centralidade desta via é motivo para que seja marcada pelo movimento de quem vai apanhar o comboio ou mesmo os autocarros e camionetas, cuja paragem é logo ali.
Apesar de ser maioritariamente residencial, os comerciantes também fazem parte da sua história. Por ali nota-se uma familiaridade entre moradores e lojistas, que fazem questão de se cumprimentar, entre si, com o habitual ‘Bom dia’. “ São muitos anos”, referem a O Gaiense.
No entanto, não deixa de haver reclamações. Há até quem diga que esta via “tem vindo a perder a dignidade. Neste momento só é avenida de nome”. Outra questão prende-se com a altura do muro que separa a via férrea com a viária. Os moradores consideram que é muito baixa e que basta um pequeno percalço para haver uma queda, que pode ser fatal. Reforçam o pedido para que se encontre uma solução, visto que, diariamente, esta artéria faz parte do caminho para a escola de muitas crianças de Santa Marinha.
A falta de civismo de quem usa o sossego da Avenida dos Aliados para passear o cão tem largas críticas dos moradores. Por esse motivo, apelam ao bom senso dessas pessoas para evitar a sujidade extrema da rua e passeios que se verificam atualmente.
A Avenida dos Aliados é uma das mais pequenas vias do concelho, mas com um nome imponente.