VEREAÇÃO DA CÂMARA DE GAIA MUDA-SE PARA EDIFÍCIO DO ANTIGO ISLA
A Câmara de Gaia aprovou hoje o arrendamento dos pisos 1, 3 e 4 do antigo edifício do ISLA, junto ao Jardim do Morro, para aí instalar sobretudo a vereação, num total de 90 trabalhadores da autarquia que neste momento laboram nos Paços do Concelho.
O edifício desenhado em 1916 pela grande arquiteto gaiense Oliveira Ferreira vai ser alvo de uma restauro profundo sobretudo no seu interior e tal implica que antes do início da obra, que deverá arrancar nas próximas semanas, os serviços que ali se encontram sejam transferidos para o edifício provisório, bem assim como toda a documentação.
Por isso, a autarquia assegurou já o aluguer, por 8.565 euros, do espaço entre a Avenida da República e a Rua Cabo Borges, aluguer no qual se incluem dez lugares de estacionamento. O aluguer tem um prazo de 32 meses.
A partir do início da obra de requalificação e restauro, as reuniões de Câmara irão passar a decorrer no auditório da Assembleia Municipal de Gaia.
Francisco Oliveira Ferreira, o arquiteto dos Paços do Concelho de Gaia, é autor também de importantes e icónicas obras, de que são exemplos o Sanatório Marítimo de Francelos e o café 'A Brasileira' do Porto. O projeto para o edifício dos Paços de Concelho de Gaia data de 1916.
O projeto de restauro implicará a eliminação de todos os materiais velhos ou que foram colocados posteriormente de forma desadequada e a sua substituição por materiais, sobretudo madeiras, que reproduzam o traço original.
A obra custará 3,8 milhões de euros.