Vida e obra do poeta gaiense Domingos Carvalho da Silva em foco no Solar Condes de Resende este sábado

1
20-01-2026 | 15:55 | |

Vida e obra do poeta gaiense Domingos Carvalho da Silva em foco no Solar Condes de Resende este sábado

Escrito por Diogo Ferreira

No âmbito do curso livre evocativo dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco (1825-2025), a Academia Eça de Queirós (ASCR-CQ)/ Solar Condes de Resende, irá dinamizar uma sessão com António Conde para evocar a vida e obra do poeta gaiense Domingos Carvalho da Silva, que nasceu em Leirós (Pedroso, Vila Nova de Gaia), a 21 de junho de 1915.

A sessão poderá ser acompanhada presencialmente ou videoconferência, sendo que é necessário inscrição e pagamento prévio.

Em foco estará a obra de Domingos Carvalho da Silva, que "cedo partiu para o Brasil, com a família, tendo-se fixado na cidade de S. Paulo onde continuou os seus estudos e se formou em Direito em 1937. Na Universidade, ensaiou os primeiros poemas, publicados em antologias e publicou o seu primeiro livro de poemas, mais tarde repudiado. Foi advogado, professor e funcionário federal. Foi poeta, contista e ensaísta e professor de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira na Universidade de Brasília. Foi jornalista na área política e literária, participou em Conferências, congressos e membro de diversas comissões. Fez parte do movimento literário pós-modernista tendo fundado o grupo designado por “Geração de 45”, na senda de um primeiro modernismo fundado por Mário de Andrade, com quem privou. Recebeu o prémio Olavo Bilac em 1950. Fundou a Revista Brasileira de Poesia e a Revista de Poesia e Crítica e foi um divulgador da obra de vários autores portugueses no Brasil. Manteve pontual contacto com Vila Nova de Gaia e com escritores portugueses", detalha a organização do evento.

1