VILA D'ESTE NÃO TERÁ PARQUE DE ESTACIONAMENTO DE APOIO AO METRO

123
05-04-2022 | 12:48 | | |

VILA D'ESTE NÃO TERÁ PARQUE DE ESTACIONAMENTO DE APOIO AO METRO

Escrito por Eugénio Queirós

Vila D’Este não terá parque de estacionamento de apoio à estação de metro terminal da Linha Amarela e esta é uma decisão de gestão da administração da Metro do Porto, tal como referiu o seu presidente, Tiago Braga, em grande entrevista incluída na edição de O Gaiense que está nas bancas.

"Não terá parque porque o potencial de clientes de Vila D’Este já é suficiente para termos o que queremos do ponto de vista de procura. Não quisemos induzir procura para um local quando a prioridade era servir as pessoas que ali vivem. Para o rebatimento teremos a estação do Hospital Santos Silva, que tem um parque de estacionamento muito grande", revelou.

"A Confraria do Monte da Virgem terá uma palavra a dizer mas estamos disponíveis a negociar uma parte da lotação do parque em contexto de park & ride, pelo preço simbólico de 90 cêntimos por dia", disse ainda. "Em Vila D’Este quisemos servir em primeira instância a população de Vila D’Este", acrescentou.

O prolongamento da linha amarela terá 3,2 quilómetros de extensão em via dupla, integrando três novas estações (Hospital Santos Silva, Vila D’Este e uma estação subterrânea, Manuel Leão), um viaduto com cerca de 600 metros e um túnel com cerca de 800 metros. O traçado inicial desenvolve-se em viaduto de forma a permitir o cruzamento sobre a A1 e a EN1, junto a Santo Ovídio, entrando depois em túnel até às proximidades da Rua Conceição Fernandes, prosseguindo a partir daí e até Vila d’Este à superfície.