Vila Nova de Gaia é uma das cidades selecionadas para projeto europeu
O município de Vila Nova de Gaia foi um dos grupos-chave escolhido para retratar a realidade portuguesa no projeto europeu EARLY - Avaliar, Identificar e Reduzir Determinantes das Condições de Saúde Mental em Jovens.
A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e visa recolher opiniões, experiências e perceções que permitam aos investigadores compreender o estado atual da saúde mental juvenil e identificar prioridades de ação.
Recolher testemunhos
O projeto EARLY quer ouvir os jovens entre os 15 e os 24 anos em toda a Europa para compreender melhor os fatores que influenciem a sua saúde mental. Neste momento, o estudo encontra-se numa fase decisiva e, para tal, está a recrutar participantes para o preenchimento de um questionário online, confidencial e acessível dentro da faixa etária mencionada.
Objetivo e resultado final
Com a participação de equipas de investigação de 13 países, o EARLY pretende reduzir o peso das doenças não transmissíveis nesta população, com especial atenção às doenças mentais comuns, como as perturbações depressivas, de ansiedade, de stress e relacionadas com o uso de substâncias.
O resultado será um modelo de saúde mental juvenil com uma matriz de exposições a fatores de risco.
