VIOLÊNCIA ESTEVE EM DISCUSSÃO EM GAIA
O auditório do Centro Paroquial de Mafamude recebeu, na última quinta-feira, o XX Congresso Nacional do Sindicato Independente do Agentes de Polícia (SIAP), da Polícia de Segurança Pública (PSP). O tema escolhido para o congresso, que assinalou também o 20º aniversário do SIAP, foi a ‘Violência em sociedade e os impactos de ser polícia’.
Com dois painéis subordinados aos temas de violência doméstica e a violência contra polícias no exercício das suas funções, os números apresentados são reveladores. Em dados relativos a 2021, registaram-se 26511 denúncias de violência doméstica, sendo que existiu uma denúncia, em média, a cada 18 minutos. Relativamente aos femicídios, termo usado pelas forças de segurança que remete para o assassinato de mulheres por parte dos seus cônjuges, em 2021 registaram-se 18. Contudo, em 2022 já foram registados 19 femicídios, traduzindo-se numa morte a cada 12 dias, em média.
Outro dos temas abordados prendeu-se com a agressão a polícias, durante o exercício da sua função. Entre 2000 e 2021 foram agredidos 19744 polícias, sendo que no ano passado, registaram--se 996 agressões, das quais 730 foram contra agentes da PSP e 266 contra agentes da GNR, numa média anual de 900 agressões entre estas duas forças de segurança.