VIOLINISTAS GAIENSES ATUAM HOJE PELA ORQUESTRA NACIONAL JUVENIL DA NORUEGA
Ao final desta tarde, vários jovens gaienses e portugueses vão atuar na Kilden Performing Arts Centre, na Noruega, por integrarem a Orquestra Nacional Juvenil da Noruega.
Esta será a segunda vez que os violinistas Lourenço Ribeiro, de Gulpilhares, e Inês Carmona, de Grijó, participam, sendo que desta vez serão guiados durante hora e meia pelo diretor artístico Johannes Gustavsson, que irá conduzir a 5ª sinfonia de Mahler, bem como o trabalho recém-escrito Epitaph de Rolf Gupta de Kristiansand.
A sinfonia de Mahler atravessa várias emoções, desde a fase inicial solitária em menor que conduz a uma marcha triste, seguida da sonoridade de cordas e harpa, o Adagietto, que uma declaração íntima de amor a Alma Mahler, e um final cheio alegre que culmina em Ré maior.
Já o epitáfio, escrito em memória das vítimas do massacre na ilha de Utoya, na Noruega,em 2011, foi escrito para celebrar o 50º aniversário da Orquestra Juvenil.
Nesta sinfónica juvenil, 'Ungdomssymfonikerne', que normalmente realiza cinco produções por ano, distribuídas em oito a 12 concertos, estão reunidos cerca de uma centena de estudantes de música, também atuam, pelo menos, Beatriz Tomas, de Loures, Joana Teixeira, de Braga, e Bernardo Sousa, de Lisboa.
A 31 de julho, a Orquestra da Costa Atlântica, da qual fazem parte os dois gaienses e outros artistas portugueses, irão iniciar uma digressão pela China, sob a batuta de Luís Miguel Clemente, até 15 de setembro.