VISITA AO OCEANÁRIO FOI “GRATIFICANTE”

visita oceanário
17-06-2022 | 17:32 | | |

VISITA AO OCEANÁRIO FOI “GRATIFICANTE”

Escrito por Diogo Ferreira

São oito horas e ainda há um ambiente sereno na Estação das Devesas, por agora vazia. No exterior, já se perfilam três autocarros com alunos de Vila Nova de Gaia, finalistas do quarto ano, sob o olhar atento da PSP e polícia municipal. Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia, já chegou.

As crianças aguardam a ordem de mobilização para que seja dado ‘o pontapé inicial’ (oficial) na 12ª e última viagem de finalistas, uma iniciativa da autarquia que regressou após dois anos de ausência devido à pandemia e que,  desde 17 de maio, está a proporcionar a três mil crianças uma viagem à capital para visitar o Oceanário de Lisboa. Hoje, 15 de junho, é a vez das escolas básicas da Junqueira (43 alunos), Capela (17 alunos), Campolinho 2 (16 alunos) e Lagos (18 alunos).

No comboio, em uso exclusivo para esta iniciativa da autarquia, viajam também 21 jovens da "Sim, Somos Capazes” (S!M) de Canelas e 14 do Centro de Solidariedade Cristã Maranatha de Grijó. Cada grupo forma uma coluna no ‘pátio’ da estação e esperam pelas 8h49 para entrar no comboio.

“Estou entusiasmado por voltar a fazer viagens e conviver com os colegas”, revela Daniel Costa, aluno da EB 1 da Capela, que alerta para “uma viagem cansativa”.

Leia a reportagem completa na edição nº1052, já nas bancas.