ACADEMIA DE FUTEBOL DA AF PORTO ESTÁ PRESTES A ARRANCAR

Foi dado mais um passo rumo à construção da Academia de Futebol da Associação de Futebol do Porto, que irá nascer na Quinta da Prelada. Esta terça-feira foi assinada a escritura da cedência da parcela do terreno, pertencente à Câmara do Porto, entre a Associação e a edilidade portuense. Este é um dos últimos passos para o nascimento daquela infraestrutura, depois de no passado dia 28 de outubro de 2022, ter sido assinada a escritura da cedência da parcela do terreno pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Catarina Araújo, vereadora da Câmara do Porto, e José Neves, presidente da AF Porto, assinaram os documentos congratulando-se no final do ato. "Esta será uma infraestrutura que estará aberta de manhã até à noite e que estará disponível para a cidade e para o Distrito do Porto. As crianças e as escolas poderão usufruir deste espaço, e expresso a minha gratidão à Câmara do Porto por toda a disponibilidade para que este projeto seja uma realidade", disse José Neves.
O projeto arquitetónico ainda está em apreciação na Câmara do Porto e, assim que for aprovado, a Associação irá lançar um concurso público para dar início às obras. "Aguardamos que o projeto esteja aprovado, para de seguida darmos o passo mais um em frente, que será colocarmos a obra para concurso público. Este passo é importante, pois se tivermos oportunidade de recorrer a fundos comunitários, assim o faremos", realçou José Neves.
A Academia de Futebol da AF Porto será composta por dois campos sintéticos e um relvado natural, um campo de relva natural para guarda-redes e ainda um campo de futebol de praia. "É um passo rumo ao futuro, na medida em que a AF Porto está a atingir os 40 mil atletas e, com estes números, temos que ter um espaço onde as nossas seleções, árbitros e treinadores, possam estar e evoluir. Será um passo imprescindível rumo ao futuro da AF Porto", afirmou o presidente da Associação.
Dependendo da data da aprovação do projeto arquitetónico, os responsáveis da AF Porto acreditam que o concurso público poderá ser lançado perto do verão. A obra, que ainda não tem um custo definido, deverá ser concluída no espaço de dois anos.
No final da cerimónia, José Neves ofereceu à vereadora Catarina Araújo, um quadro com uma imagem daquilo que deverá ser a Academia de Futebol da AF Porto, quando esta estiver concluída.