AF PORTO E ANDIF EM DESTAQUE NO THINKING FOOTBALL SUMMIT

a
16-09-2024 | 10:01 | | |

AF PORTO E ANDIF EM DESTAQUE NO THINKING FOOTBALL SUMMIT

Escrito por Johnny Lino

José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, abordou a importância das Associações no futebol, realçando os 1000 jogos que a AF Porto realiza por fim de semana. "As Associações distritais têm um papel determinante na componente formativa. São a verdadeira base e grande sustentação do futebol profissional em Portugal, que tem dimensão europeia e mundial. É aqui que começam os jovens jogadores que hoje estão nas nossas seleções nacionais e nos clubes profissionais. É aqui que são formados os treinadores, hoje reconhecidos como dos melhores do mundo. É aqui que são captados e formados os árbitros. E sem este trabalho não havia árbitros no futebol profissional", destacou José Manuel Neves. A AF Porto, englobada no número de jogos que realiza, movimenta entre 300 a 400 mil pessoas.
Nesta temática, José Manuel Neves destacou também a importância da revisão do estatuto do dirigente desportivo. "Os dirigentes abdicam de horas em família, da possibilidade de progressão profissional, de fins de semana, de noites para servirem os clubes as instituições. A troco de quê? Na sua grande maioria nada recebem em troca. Este caminho não é atrativo. Não é assim que vamos atrair mais e melhores dirigentes para os clubes", afirmou. 

O presidente da AF Porto dividiu o painel com Hermínio Loureiro, ex Presidente da Liga de Clubes e vice-presidente da FPF, e Alexandrina Cruz, presidente do Rio Ave FC, numa conversa que teve como mote o lema “só há um futebol”.

ANDIF TAMBÉM MARCOU PRESENÇA

a
Diamantino Gonçalves e Jerry Silva da ANDIF, debateram o estatuto do dirigente, sob moderação de Rémulo Jónatas

A Associação Nacional de Dirigentes de Futebol e Futsal (ANDIF), também marcou presença no evento. Diamantino Gonçalves, presidente da associação, acompanhado de Jerry Silva, presidente da Assembleia Geral. Num debate moderado pelo jornalista Rémulo Jónatas, foram apresentados, e discutidos, vários pontos por Diamantino Gonçalves, por exemplo, sobre a importância do dirigente desportivo no futebol português e o seu perfil, mas também o que está a ser feito pela ANDIF para captar mais dirigentes. Nesse sentido, Diamantino Gonçalves realçou a importância do estatuto do dirigente, destacando  que "a ANDIF tem muita esperança que a próxima direção da Federação Portuguesa de Futebol receba o estatuto do dirigente que a ANDIF elaborou, e lute conjuntamente com esta, para que se possa levar à discução e aprovação na Assembleia da República". A formação dos dirigentes desportivos e os planos da ANDIF para se agregar novos dirigentes, também estiveram em dicussão.