DÉRBIS HISTÓRICOS ABREM OS CAMPEONATOS DA ELITE E HONRA
Realizaram-se na última segunda-feira, os sorteios referentes aos campeonatos da Divisão d'Elite e da Divisão de Honra. Esta época, na Elite, o campeonato retomou a normalidade, sendo disputado por 32 equipas, divididas em duas séries de 16 cada uma. As equipas do concelho de Gaia ficaram inseridas na Série 1, sendo que haverá já emoções fortes logo na primeira jornada: o Candal recebe o Coimbrões e o Oliveira do Douro recebe o Avintes. ainda nesta primeira jornada, os estreantes Arcozelo e Dragões Sandinenses jogam foram, visitando o Rio Tinto e Padroense, respetivamente, ao passo que o Canidelo via fazer a sua estreia em casa, ao receber o Infesta.
Os dois primeiros classificados de cada série seguem para a fase de Apuramento de Campeão. Já os dois últimos de cada uma das séries, descem à divisão de Honra.
Na Divisão de Honra o formato da prova sofreu algumas alterações. Esta época será disputada por 40 clubes, e o formato do campeonato será semelhante ao da Divisão d'elite, na época passada. Assim, as equipas foram divididas em quatro séries de 10 equipas, em primeira instância em dois grupos de 20, atendendo à localização geográfica e, posteriormente, através de sorteio puro, foram definidas as séries. Assim, Perosinho e Serzedo ficaram inseridos na Série 1 e Grijó, Vila FC, Crestuma, Leverense e Pedroso na Série 2.
Aqui também há dérbis a abrir o campeonato, na Série 2, com o Grijó a receber o Vila e o Leverense o Crestuma. Já o Pedroso irá jogar em casa, ao receber o Aldeia Nova. Na Série 1, Perosinho e Serzedo também começam em casa, ao receberem o Inter Milheirós e o Atl. Rio Tinto, respetivamente.
Neste formato excecional, os dois primeiros de cada série, num total de oito equipas, irão disputar a fase de subida/apuramento de campeão, começando a fase em igualdade de circunstâncias, todos com zero pontos, subindo apenas o campeão e, eventualmente, os clubes necessários para que a Elite mantenha os 32 clubes. As restantes equipas lutarão pela permanência e serão divididas em quatro séries de oito clubes, começando esta fase com 50% dos pontos obtidos. Descem à I Distrital 10 clubes - os dois últimos classificados de cada série, mais os dois piores sextos classificados, que serão encontrados através de um play off entre todos os sextos classificados, jogado a duas voltas por pontos.
Os campeonatos têm início marcado para o dia 4 de setembro.