MARIANA COSTA HOMENAGEADA PELA JUNTA DE FREGUESIA DE CANIDELO
Durante a cerimónia de celebração do 25 de abril na Junta de Freguesia de Canidelo, Mariana Costa foi homenageada pelo desempenho no trajeto escolar e desportivo, como jogadora de ténis de mesa na Associação Recreativa Canidelo, que espalha o nome da freguesia e do clube canidelelnse pelo resto do país e pelo mundo.
Maria José Gamboa, presidente da JF de Canidelo, entregou uma flor e uma placa a Mariana Costa.
A jovem gaiense de 14 anos, que frequenta o 9.º ano da Escola Básica D. Pedro I, em Canidelo, já recebeu o prémio Ricardo Quaresma em dois anos consecutivos. Mariana Costa também é jogadora flutuante na equipa sénior do Lusitânia de Lourosa.
Mariana Costa começou a praticar aos 8 anos e, entre várias medalhas conquistadas, já se sagrou campeã distrital individual e por equipas e vice-campeã nacional individual e por equipas. A atleta foi uma das três atletas de Sub15 a representar Portugal no primeiro campeonato do mundo realizado em Gaia, em dezembro de 2021.
Mariana Costa, nº1 do ranking nacional Sub15 e nº4 do ranking Sub19, conquistou o terceiro lugar no World Tabble Tennis de Vila Real, disputado entre 28 de fevereiro e 4 de março deste ano.
No início de abril, Mariana Costa participou no World Table Tennis Star Contender da Eslovénia onde Portugal esteve representado por outras quatro atletas lusas: Inês Matos (Sub19), Matilde Pinto (Sub19), Mariana Santa Comba (Sub15) e Júlia Leal (Sub15).
A competir por Portugal na categoria Sub 15, Mariana Costa (63.ªno ranking mundial) sofreu duas derrotas na fase de grupos, por 3-0, com a romena Alesia Sferlea (13.ª no ranking mundial), e, por 3-2, com a húngara Nora Dohoczki. Para memória futura fica a vitória sobre a alemã Elena Eireen (12.ª mundial), por 3-2.
Neste torneio em Otocec, Inês Matos e Matilde Pinto sagraram-se vice-campeãs por pares, nos Sub19.
Fotografia: José Costa