OLIVEIRA DO DOURO B VOLTA A PERDER PERDER PONTOS NA SECRETARIA MAS O CLUBE VAI RECORRER

a
09-01-2023 | 16:13 | | |

OLIVEIRA DO DOURO B VOLTA A PERDER PERDER PONTOS NA SECRETARIA MAS O CLUBE VAI RECORRER

Escrito por Johnny Lino

O Oliveira do Douro B voltou a perder pontos na secretaria. A informação é dada pela Circular nº 251, de 9 de janeiro, e o motivo prende-se mais uma vez, com a inscrição de atletas com idade acima dos 23 anos em número excessivo, nas fichas de jogo. 

Nesse sentido, nos jogos frente ao Gatões, na primeira jornada (vitória por 0-1), Senhora da Hora, da segunda jornada (vitória por 3-2), Maia Lidador, na terceira ronda (os oliveirenses já haviam perdido este jogo por 2-1), e frente ao Águias de Gaia, partida referente à quarta jornada (os oliveirenses empataram a dois golos), os pontos conquistados poderão ser subtraídos. Contas feitas, a equipa treinada por Ricardo Brito poderá perder mais sete pontos, o que originaria uma queda para o sexto lugar com 30 pontos, juntando também a penalização na vitória frente ao Perosinho B, por 0-2, conforme a circular nº 225, de 19 de dezembro, ideia que o clube refuta.

Segundo o regulamento da AF Porto para a as equipas B, que permite a utilização de jogadores acima dos 23 anos, no artigo 11º, este refere que "em cada jogo das competições seniores da Equipa B, podem ser inscritos nas fichas técnicas até dois jogadores com idade superior ao previsto, apenas na I Fase da competição", contudo, o clube tem um entendimento diferente, tendo mesmo já recorrido da decisão da derrota administrativa referente ao jogo com o Perosinho, e fará o mesmo relativamente a estes quatro jogos.

"É uma questão de interpretação e o que a AF Porto está a interpretar é errado", começa por dizer Fernando Silva, presidente dos oliveirenses. "No regulamento está a palavra 'inclusive' na alínea anterior à limitação de inscrição de jogadores acima dos 23 anos. Se está lá essa palavra, é porque um jogador com 23 anos pode jogar", afirma o dirigente máximo dos oliveirenses, que garante nunca ter utilizado mais que dois jogadores acima dos 23 anos. "Nunca iríamos cometer uma ilegalidade, a não ser que fosse por distração. Nas nossas fichas de jogo, sempre inscrevemos dois jogadores acima dos 23 anos, e um com 23 anos, que quando começou o campeonato, ainda não tinha essa idade, e esse jogador insere-se no 'inclusive', descrito no regulamento", assevera Fernando Silva.

O clube já recorreu da decisão referente à partida com o Perosinho, da quinta jornada e vai fazer o mesmo quanto a estas. "Vamos recorrer até às últimas instâncias. Já pedimos audiências à AF Porto para explicar o nosso ponto de vista, mas ainda não fomos atendidos. Temos pareceres de advogados que nos dizem que a razão está do nosso lado mas, a AF Porto, não está a fazer a interpretação correta", concluiu Fernando Silva.