PARECER DO CONSELHO DE JUSTIÇA NA BASE DA PROMOÇÃO DO VALONGUENSE À ELITE
Em documento a que O Gaiense teve acesso, a Associação de Futebol do Porto justifica a promoção do Valonguense à Divisão d'Elite, para ocupar a vaga deixada pela desistência do São Pedro da Cova. Relembre-se que a AD Grijó impugnou os sorteios da Elite e da Honra, que se disputaram esta segunda-feira, e ameaça também impugnar o início dos campeonatos, por entender que a vaga deixada pelos gondomarenses, deveria ser ocupada por si.
A AF Porto pediu um parecer ao Conselho de Justiça, que indicou que a vaga deixada pelo São Pedro da Cova "deve ser preenchida pela subida do Clube mais pontuado dos clubes terceiros classificados das duas séries e perante esta solução, a mesma não encerra impedimentos do ponto de vista legal e regulamentar", relata o parecer.
Perante isto, a AF Porto, em reunião de direção realizada a 4 de agosto, decidiu seguir a indicação do parecer. "Foram tidos em consideração os seguintes aspetos: o Parecer do Conselho de Justiça já aludido; as orientações e práticas comumente seguidas no sentido de adoção do critério de mérito desportivo, sendo este aferido pelo número de pontos obtidos na época desportiva em causa", até porque "a justiça e equidade desportiva que não permite aferir o mérito desportivo em eventual jogo a realizar noutra época desportiva; os antecedentes da AF Porto; a necessidade de urgente organização e início das provas que já está muito próximo. Teve-se, ainda, em conta que não existe disposição no Regulamento de Provas Oficiais da AF Porto que preveja como decidir uma situação como esta, quer na Divisão de Honra quer no Campeonato D’Elite Pro Nacional", pode ler-se também no referido documento, apoiando a argumentação nos regulamentos do Campeonato de Portugal e da Liga 3. "Tem de se lançar mão do acima referido e da regulamentação federativa que, em concreto, seja suscetível de aplicação subsidiária (os artigos 15.º do Regulamento do Campeonato de Portugal e o artigo 14.º do Regulamento da Liga 3 apontam, inequivocamente, no sentido de o critério a adotar para o preenchimento de vagas ser o de maior número de pontos obtidos em competição na época desportiva imediatamente anterior)", afirma a AF Porto.
O Grijó entende que deveria ocupar a vaga deixada pelo São Pedro da Cova, pois foi o clube que mais pontos realizou daqueles que desceram de divisão, dando o exemplo do que aconteceu na AF Aveiro. "O Alvarenga desistiu de participar no Campeonato Sabseg e a AF Aveiro repescou o LAAC, que havia descido, ao invés de promover alguém da divisão inferior", disse Manuel Gomes, presidente dos grijoenses, ao nosso jornal.