PEDROSO DEFENDE FUTEBOL FEMININO

logo
21-07-2022 | 19:55 | | |

PEDROSO DEFENDE FUTEBOL FEMININO

Escrito por Diogo Ferreira

Em resposta a um artigo de opinião de José António Saraiva no jornal Sol intitulado "Impingir futebol feminino", o FC Pedroso frisa que "o futebol, tal como as outras modalidades, não tem género" e defende que a maior oferta da modalidade na vertente feminina permite "liberdade de escolha e de oportunidade para tantas meninas e mulheres, tal como homens e meninos, poderem fazer o quiserem, sem medo ou julgamentos".

O Pedroso recorre também ao exemplo da seleção portuguesa, que tem "duas equipas que nos orgulha e que coloca homens e mulheres portuguesas a torcer por um país, o seu".

Recorde-se que o Pedroso tem uma equipa de futebol feminino sénior e "várias mulheres nas suas estruturas". Os gaienses garantem que vai manter os investimentos no futebol feminino e apostar nos escalões de formação. Recorde também que, no licenciamento para as competições europeias de 2023/24 da UEFA, os clubes licenciados apoiem o futebol feminino, de acordo com o regulamento do organismo que rege a modalidade no continente europeu.

Leia o comunicado na integra:

"Este comunicado vem no seguimento de um artigo de opinião sobre o futebol feminino. Tendo o FC Pedroso equipa feminina, atletas meninas e várias mulheres nas suas estruturas não pode ignorar aquilo que é dito!

Ao contrário do que é dito e por muitos pensado, o futebol, tal como as outras modalidades, não tem género.

Sabemos que ainda falta muito para que exista no futebol feminino as mesmas oportunidades que no masculino, mas hoje estamos melhor que ontem! E amanhã, todos estaremos melhor se continuarmos a ter equipas que apostam no futebol feminino, que o ajudam a crescer e a tornar-se competitivo. Temos uma seleção portuguesa com duas equipas que nos orgulha e que coloca homens e mulheres portuguesas a torcer por um país, o seu!

Os apoios e a crescente oferta a que temos assistido no futebol feminino permitem liberdade de escolha e de oportunidade para tantas meninas e mulheres, tal como homens e meninos, poderem fazer o quiserem, sem medo ou julgamentos. E neste sentido, a livre escolha pela prática de um desporto, no caso futebol, é sinónimo de uma país que se diz livre e respeita os princípios de uma democracia. Todas as questões são políticas, o que não quer dizer que sejam partidárias e, por isso, não nos podemos demitir deste debate.

No FC Pedroso defendemos estes valores e por este mesmo motivo voltamos a criar equipa feminina sénior ano passado e que se vai manter este ano. De igual forma, queremos também apostar na formação feminina e o nosso desejo é fazê-lo já na próxima época. Contudo, mesmo que tal não seja possível, não fechamos a porta a ninguém e contamos já com vários escalões mistos de formação.

Assim sendo, aproveitamos também para anunciar que na próxima semana vamos iniciar captações, quer para o futebol masculino, quer para o futebol feminino. Daremos mais informações nos próximos dias."

Mais notícias