PORTUGAL FAZ HISTÓRIA E MARCA PRESENÇA NO MUNDIAL DE FUTEBOL FEMININO

a
22-02-2023 | 16:22 | | |

PORTUGAL FAZ HISTÓRIA E MARCA PRESENÇA NO MUNDIAL DE FUTEBOL FEMININO

Escrito por Johnny Lino

É um momento histórico para o futebol feminino nacional. Portugal venceu os Camarões, por 2-1, no último jogo do playoff intercontinental, em partida disputada na Nova Zelândia. Diana Gomes, aos 21', abriu a contagem e Carole Costa, aos 90' de grande penalidade, fez o segundo golo da equipa das quinas, logo após os Camarões terem chegado ao empate aos 89', através de Ajara Nchout. Com este resultado, a formação treinada por José Neto selou o apuramento para o Campeonato do Mundo, que se realiza entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, na Nova Zelândia e na Austrália. 

O caminho para o Mundial foi longo, e começou a 16 de setembro de 2021, com um empate na Turquia, em partida referente ao Grupo H, onde a seleção lusa terminou em segundo lugar, atrás da Alemanha, qualificando-se para o primeiro de três playoffs. Nesta fase, o primeiro adversário foi a Bélgica, que Portugal derrotou por 2-1, classificando-se para o playoff final, onde bateu a Islândia, após prolongamento, por 4-1, antes de chegar ao playoff intercontinental, onde levou de vencida os Camarões, por 2-1.

Esta será a primeira participação da Seleção Nacional no Campeonato do Mundo em nove edições já realizadas. No torneio, Portugal terá como adversários os Países Baixos, seleção vice-campeã do mundo, o Vietnam e as Campeãs do Mundo, os Estados Unidos. A estreia está agendada para o dia 23 de julho, contra os Países Baixos.

Foto: Federação Portuguesa de Futebol