QUATRO DE SETE CLUBES DE GAIA AVANÇAM
Tensão, lágrimas e gritos de alegria marcaram o último domingo de Torrão e Gervide, emblemas da I Distrital que superaram a primeira eliminatória da Taça AF Porto ao vencerem nas grandes penalidades o Ventura SC e a ARC Sendim, respetivamente. No caso do Torrão, a jogar no Estádio Rei Ramiro, foi preciso sofrer ao longo de 14 penalidades, após o empate a dois golos no tempo regulamentar. O Torrão começou a perder aos 9', igualou o marcador aos 40', por Gustavo, e sofreu aos 51'.
O clube da beira-rio jogou com nove jogadores por causa das expulsões de João Vieira (60') e Tiago Moreira (76'), mas Gonçalo Nascimento faturou aos 82' e relançou a partida. Nos penáltis, o Torrão venceu por 7-6.
Já o Gervide empatou a uma bola com a ARC Sendim, tendo estado a perder entre os 72' e 85', até Miguel Ângelo marcar. Nas grandes penalidades, além de Teixeira, Pedro Pinto, Braga, Cardoso e Julinho, quem também vestiu a capa de herói foi o guardião Rúben Oliveira, vencedor do prémio 'O Melhor Guarda-Redes da II Distrital de 2022/23' do jornal O Gaiense. Defendeu o quinto penálti e selou o 5-4 final.