SUB 12 DO SERZEDO ENTRE AS CINCO EQUIPAS GAIENSES CAMPEÃS DE SÉRIE

Serzedo Sub 12
16-01-2023 | 15:56 | | |

SUB 12 DO SERZEDO ENTRE AS CINCO EQUIPAS GAIENSES CAMPEÃS DE SÉRIE

Escrito por Diogo Ferreira

A primeira fase da temporada dos escalões mais jovens está a chegar ao fim, sendo já conhecidos alguns campeões de série de futebol de sete, como é o caso de cinco equipas gaienses. No escalão Sub 10, a decisão será até ao apito final.

De goleada em goleada até à surpresa final

A uma jornada da conclusão da Série 1 do campeonato de futebol de sete Sub 12, o Serzedo sagrou-se campeão de série, com três pontos de vantagem sobre o FC Porto, equipa a quem impuseram a primeira derrota da temporada, no campo da Constituição, por 6-11. O conjunto liderado por José Manuel conquistou 12 vitórias em 12 possíveis, sendo a melhor defesa da prova (13 golos sofridos). O percurso fez-se, maioritariamente de goleadas, como são disso exemplo as últimas partidas: Santo Eugénio (9-0), Aldeia Nova (0-9), Custóias 24-0, New Team (0-9) e ADR Fontainhas (18-1), por exemplo.

Na ronda final, o Serzedo visita o Lavrense. O FC Gaia segue em quinto lugar, a três pontos do AMCH Ringe, antes da visita ao Gatões. O New Team 2011 (13 pontos) e S. Félix da Marinha (12 pontos) ainda lutam por um lugar na Divisão de Honra. Na jornada decisiva, a New Team 2011 recebe o FC Porto enquanto o S. Félix tem confronto direto com a ADR Fontainhas.

Arcozelo não deu chances

Com 10 triunfos e o melhor ataque da prova com 83 tentos e a melhor defesa, com nove golos sofridos, o conjunto Sub 11 do Arcozelo sagrou-se campeão da série 1. O D. Sandinenses terminou a primeira fase da competição no segundo posto, com 25 pontos. Sofreram 18 golos, tanto quantos os sofridos pelo terceiro classificado, o Grijó, que somou 21 pontos. Na penúltima jornada, os grijoenses levaram a melhor sobre o Oliveira do Douro, quarto classificado com os mesmos pontos, por 3-6.

Valadares superior em Sub 11 e Sub 9

Invictos, os benjamins do Valadares B celebraram o título de campeões da Série 2, com o facto extra de apresentarem a defesa menos batida da prova (12 sofridos). Na última jornada, já com o primeiro lugar assegurado, os valadarenses bateram a Escola Academia do Sporting de Gaia, por 2-10.

Já no escalão Sub 9 o Valadares sorriu na série 1 e na série 2. A equipa principal somou 30 pontos e a formação B juntou 27. Em ambos os casos, a diferença para os segundos classificados, Oliveira do Douro e Dragon Force, respetivamente, foi de três pontos. 

Decisões deixadas para o cair do pano

Ainda é preciso pegar na calculadora e muito suor em campo para descobrir o campeão da Série 1 de Sub 10. Falta um jogo, o Grijó lidera com 25 pontos, seguido de Valadares (23 pontos) e Futebol Benfica VN Gaia (22). Apenas os dois primeiros lugares vão disputar a fase de campeão. 

No passado sábado, a jogar em casa, os valadarenses empataram com os encarnados a uma bola. Na primeira ronda, o Grijó empatou com o Valadares a três golos e tem vantagem sobre o Fut. Benfica VN Gaia, já que na quarta jornada, triunfaram por 5-2.

Na última ronda, a 21 de janeiro, o Grijó recebe o S. Félix (9º lugar), o Fut. Benfica VN Gaia recebe o Arcozelo (6º lugar) e o Valadares visita o Avintes (4º classificado com 18 pontos).

Se o Grijó não vencer e o Valadares triunfar, serão os valadarenses a festejar. Caso o Fut. Benfica ganhe e os outros dois clubes percam, serão os encarnados a sorrir.

Fotografia: Cláudio Melo