ADJUDICADA A OBRA DE REABILITAÇÃO DOS PAÇOS DO CONCELHO
A Câmara de Gaia vai aprovar na próxima segunda-feira a adjudicação da obra de renovação e requalificação integral do edifício dos Paços do Concelho. A empreitada terá um custo de 3,2 milhões de euros (mais IVA) e foi adjudicada à empresa Edilages. O empreiteiro tem agora pela frente um prazo de 16 meses para concluir trabalhos que passam por uma renovação completa do edifício que atualmente alberga a vereação e alguns gabinetes técnicos. A obra irá obrigar à passagem de todos estes serviços para um edifício que a autarquia já alugou perto do Jardim do Morro, nos pisos 1, 3 e 4 do antigo edifício do ISLA, deslocando para aí cerca de 90 pessoas enquanto as obras decorrerem.
O município pagará uma renda de 8.565 euros/mês pelo espaço entre a Avenida da República e a Rua Cabo Borges, aluguer no qual se incluem dez lugares de estacionamento.
A partir do início da obra de requalificação e restauro, as reuniões de Câmara irão passar a decorrer no auditório Menezes de Figueiredo, onde funciona a Assembleia Municipal de Gaia. Edifício histórico Francisco Oliveira Ferreira foi o arquiteto autor dos Paços do Concelho de Gaia e também de importantes e icónicas obras, de que são exemplos o Sanatório Marítimo de Francelos e o café 'A Brasileira' do Porto. O projeto para o edifício dos Paços de Concelho de Gaia data de 1916. O projeto de restauro implicará a eliminação de todos os materiais velhos ou que foram colocados posteriormente de forma desadequada e a sua substituição por materiais, sobretudo madeiras, que reproduzam o traço original. Esta é uma obra que terá muito de estrutural mas que passará muito pela área do restauro, apenas no caso de materais que possam ser de alguma maneira conservados.