AUTOCARROS DE BENFICA, FC PORTO E SPORTING JUNTOS PARA DAR BOAS-VINDAS A DIESEL 100% RENOVÁVEL
É coisa rara de se ver, mas o certo é que os autocarros de Benfica, FC Porto e Sporting estiveram, ontem à tarde (14 de julho), lado a lado na área de serviço de Vila Nova de Gaia (sentido Sul-Norte).
Esta reunião aconteceu para marcar a inauguração do abastecimento do primeiro litro de combustível 100% renovável em autoestradas portuguesas lançado pela Repsol.
Segundo a empresa, "o diesel 100% renovável é produzido a partir de resíduos orgânicos e tem zero emissões líquidas durante a utilização".
Este é mais um passo rumo à transição energética com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Para Armando Oliveira, administrador-delegado da Repsol Portuguesa, “mais do que um novo combustível, este é um ponto de viragem na mobilidade e mais um passo que damos, firme, no caminho da descarbonização do transporte, não só rodoviário, mas também ferroviário, marítimo e aéreo. Além disso, não queremos que seja um passo só nosso, mas também de todos os nossos parceiros”.
O evento contou ainda com a presença de Nuno Soares, Gestor de Produto de Combustíveis Renováveis da Repsol Portuguesa, Alexandre Manuel Rodrigues Fernandes, Presidente da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), e ainda com Maria José Espírito Santo, Subdiretora-geral da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Nuno Soares defende que “os combustíveis renováveis são uma solução complementar à mobilidade elétrica, que permite começar, desde já, a reduzir as emissões dos transportes, sobretudo em setores onde a eletrificação não é uma solução viável, a curto ou médio prazo, como é o caso do transporte rodoviário pesado".
Desde abril deste ano, estava a decorrer um teste piloto com diesel 100% renovável na Estação de Serviço de Alcochete, com 54 veículos de frotas de distribuição nacionais. Este teste realizou-se em colaboração com várias empresas, como Coca-Cola, DPD, Elis e LIDL, e operadores logísticos como a Atlantic Cargo, HAVI, Transportes J Amaral e Transportes Florêncio Silva. Também a ENSE, a CP Comboios de Portugal e os T Paulo Duarte juntaram-se à experiência. Segundo os cálculos da Repsol, "durante este teste pioneiro em Portugal, cada camião pesado de mercadorias evitou a emissão correspondente a 150 toneladas anuais de CO2 equivalente".
Fotografias: DR