
CADA VEZ MAIS PORTUGUESES
Foram mais dez novos espaços, elevando para 39 lojas, que a Mercadona investiu em território português. Um investimento que lhes permitiu faturar 737 milhões de euros num total de 31 mil milhões da empresa.
Contudo, e embora a faturação tenha aumentado 77%, a cadeia espanhola salienta que perdeu mais de 50 milhões de euros ao nível dos resultados líquidos.
Ainda assim, e após o investimento de 140 milhões em 2022, a Mercadona tem uma 'aposta' de 280 milhões para o ano de 2023, onde já está incluída a construção do futuro Bloco Logístico de Almeirim e mais novas lojas.
Desde a abertura da primeira loja, em Canidelo, a empresa já criou cerca de 3500 postos de trabalho, onde só 1000 surgiram no último ano. Além disso, melhorou não só o salário base, como "complementos existentes de toda a equipa, o que resultou num aumento salarial em linha com o IPC de cada país", referiu Juan Roig, presidente da Mercadona, durante a apresentação dos resultados. Neste momento, o salário de entrada para qualquer funcionário teve uma subida de 11%.
Também os lucros apresentaram um aumento de 5% para 718 milhões de euros a nível global. Porém, a empresa perdeu 50 milhões devido aos investimentos que está a levar a cabo em vários pontos de Portugal. Uma situação que não impede Juan Roig de afirmar que estão "supercontentes" e que são "cada vez mais portugueses".
A relação com os fornecedores nacionais também é consistente, visto que a Mercadona efetuou compras no valor de 789 milhões de euros. Um valor acima do total de produtos vendidos.