Capitania do Porto altera estado de alerta amarelo para laranja
A Capitania do Porto alterou o estado de alerta de amarelo para laranja, com o maior risco de cheias a verificar-se durante a preia mar pelas 22h.
Recorde-se que a Proteção Civil alertou para o risco de cheias, estando a acompanhar as variações causadas pelos períodos de enchente e preia-mar, bem como os caudais elevados da Barragem de Crestuma-Lever.
As autoridades alertam para o cumprimento dos perímetros de segurança que venham a ser implementados, que se evite a circulação e permanência junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, a não travessia de zonas inundadas, prevenindo o arrastamento de pessoas ou viaturas, assim como a não permanência ou estacionamento de viaturas em locais historicamente vulneráveis a cheias.
Também é recomendada a salvaguarda de alimentos, bens de valor, documentos e objetos pessoais importantes, acondicionando-os em locais elevados e protegidos. Para além disso, as autoridades alertam a população para que se prepara para eventuais cortes de água, gás e eletricidade, sempre que se justifique.
Quanto aos cais, é recomendada a recolha de plataformas flutuantes, quando aplicável.