CENTRAIS FOTOVOLTAICAS PARA CRIAR SUSTENTABILIDADE

Eduardo Vítor Rodrigues foi recebido por alguns alunos da escola
28-09-2024 | 14:59 | | |

CENTRAIS FOTOVOLTAICAS PARA CRIAR SUSTENTABILIDADE

Escrito por Johnny Lino

É um projeto da câmara de Gaia e está praticamente concluído. A colocação de centrais fotovoltaicas em 15 escolas do município já é uma realidade, faltando apenas concluir a instalação em duas delas. A iniciativa surge no âmbito da candidatura ao plano de ação para as comunidades desfavorecidas, num valor total de 135 mil euros. 

Esta segunda-feira, Eduardo Vítor Rodrigues visitou a Escola Básica Joaquim Nicolau de Almeida, uma das quinze escolas contempladas com 22 painéis fotovoltaicos. "Entendemos que o dinheiro que vinha do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do programa das comunidades desfavorecidas, devia ser alocado, ou a objetivos imateriais, por isso serviços, programas sociais, ou a investimentos, e não a investimentos em obra tradicional", explicou o presidente da Câmara de Gaia.


Paineis fotovoltaicos já estão a funcionar desde o início das aulas

Paineis fotovoltaicos já estão a funcionar desde o início das aulas

Alargar a todas as escolas
Nesta fase inicial, o projeto contemplou a instalação de 22 painéis fotovoltaicos em 15 escolas do município. Esta medida irá proporcionar uma poupança anual total de cerca de 41 mil euros, o que se traduz numa poupança mensal de cerca de 3500 euros.Por isso, a ideia passa também por implementar esta medida nas 130 escolas do concelho. "É uma forma de mostrar que isto vale a pena, que se autofinancia, e que ao fim de algum tempo, todo o investimento feito é ressarcido em diminuição significativa da fatura energética. O investimento começou com 15 escolas, não aplicámos um cêntimo do financiamento das comunidades, não aplicámos em obra tradicional, portanto não há nenhuma escola a ser reabilitada com o dinheiro das comunidades desfavorecidas, o que há é escolas a serem suplementadas com inovações", concluiu Eduardo Vítor Rodrigues.