CERVEJARIA GALIZA VAI REABRIR COMO NOVA GALIZA
Fechada desde 7 de julho de 2020 depois de o administrador de insolvência ter dado o direito de preferência ao senhorio, a histórica cervejaria 'Galiza', herdeira da antiga CUF, vai reabrir em abril como 'Nova Galiza'. Uma reabertura marcada pelo desejo de manter a carta da antiga cervejaria.
A 'Galiza' iria completar em junho 50 anos de atividade, momento que será aproveitado para atualizar a carta e abrir uma esplanada no exterior das traseiras do edifício, numa zona que será servida, a partir do final de 2023, de uma estação de metro da Linha Rosa.
Alguns fornecedores antigos vão ser mantidos mas só provando se verá se, por exemplo, a francesinha mantém o mesmo sabor. A marca "Cervejaria Galiza não está na posse do novo proprietário, daí o novo nome do espaço.
A equipa de cozinha e de atendimento será renovada.
A cervejaria Galiza foi fundada a 29 de julho de 1972.
Ali perto, na rua Júlio Dinis, esteve instalada, até 1964, a CUFP - Companhia União Fabril Portuense das Fábricas de Cerveja e Bebidas Refrigerantes. Estava localizado na Rua Júlio Diniz, que liga o Palácio de Cristal à Rotunda da Boavista, do lado esquerdo, mais exatamente, limitando a Praça da Galiza do lado do Palácio, (Rua da Piedade) onde existem hoje os edifício “Mota-Galiza” e quase toda a urbanização até ao Palácio. Além de Fábrica e escritórios, o edifício tinha uma zona aberta ao público, coberta e com esplanada, onde se passavam umas horas a beber, entre outras coisas, a Cerveja Christal lá produzida. Em 1971 foi terminada a demolição destas instalações, já desocupadas desde 1964.