CICLOVIA PARTILHADA COM BUS EM BREVE
Já repavimentada de uma ponta a outra, e com a sinalização horizontal a ganhar forma rapidamente, pouco falta para o fim das obras na Avenida da República, para a deixar de cara lavada e apetrechada com ciclovia nos dois sentidos. Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da câmara, deve estar tudo pronto antes de agosto. Em cada sentido haverá um troço exclusivo para velocípedes, entre o Jardim do Morro e o El Corte Inglés, com 1,8 metros de largura, delimitado por mecos. Estes troços serão apenas interrompidos nas "rampas de acesso a garagem, paragens de autocarro e zonas de cargas e descargas".
Outro troço será entre o El Corte Inglés até à ligação com a Estrada Nacional 222, junto à estação de metro D. João II, onde haverá partilha de espaço entre modos suaves e os autocarros, tal como acontece na EN 222. O edil confirmou que não haverá ciclovia entre D. João II e Santo Ovídio.
A intervenção pretende "acabar com o estacionamento em segunda fila", sendo que o autarca reforça: "Nunca foram as cargas e descargas o assunto dos comerciantes", apontando aos casos de estacionamento abusivo e ilegal. Serão criados novos lugares de cargas e descargas nas transversais da avenida e sobre alguns passeios, em zonas onde a largura do passeio atual é superior a cinco metros.