COLÉGIO DE GAIA NÃO CONSEGUIU PARAR CAMPEÃO BENFICA NA FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL

123
05-06-2022 | 19:03 | | |

COLÉGIO DE GAIA NÃO CONSEGUIU PARAR CAMPEÃO BENFICA NA FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL

Escrito por O Gaiense

O Benfica venceu a Taça de Portugal de andebol feminino ao bater o Colégio de Gaia por 38-31 (20-14 ao intervalo).

O Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso recebeu a Final da Taça de Portugal, que opôs SL Benfica e Colégio de Gaia Toyota, numa partida em que o primeiro golo ficou do lado azul e branco, quando Bebiana Sabino, internacional portuguesa, converteu um livre de 7 metros.

Após diversos erros técnicos, Daniela Mendes conseguiu desbloquear o ataque, novamente, colocando a vantagem em dois golos para o Colégio de Gaia Toyota. Só aos três minutos é que surgiu o primeiro golo para as encarnadas, pela mão de Mihaela Minciuna, que também acabou por causar a inferiodidade das gaienses, com a exclusão por dois minutos de Bebiana Sabino.

A igualdade a dois golos acabou por surgir, através de Alina Molkova, internacional da Estónia, à passagem dos cinco minutos e Viktoriya Borshchenko deu a liderança às encarnadas, pela primeira vez no encontro. O ritmo de jogo seguiu em parada e resposta mas com um roubo de bola e finalização, Maria Unjanque, voltou a colocar o Benfica em vantagem – a pivô Helena Soares acabou por desfazer a mesma – mas Alina Molkova respondeu na mesma moeda e, com um chapéu, deu a liderança às encarnadas, por três ocasiões (8-5) levando Paula Marisa Castro a pedir desconto de tempo. Apesar de algumas falhas técnicas durante largos minutos, com uma exclusão do lado do Benfica – Débora Moreno – novamente, Bebiana Sabino aproximou o resultado e Maria Santos voltou a reduzir (9-7). Com a chegada dos 20 minutos do encontro, Mihaela Minciuna voltou a fazer com que o Benfica disparasse para mais um golo de diferença mas o Colégio de Gaia, galvanizado por Ana Catarina Ferreira entre os postes, acabou por reduzir para a margem mínima (11-10), o que obrigou João Florêncio a levar o cartão verde à mesa, com 22 minutos decorridos.

 

dddd
Foto HÉLDER MARQUES DE SOUSA relativa ao triunfo, sábado, sobre o Clube de Andebol de Leça

 

time-out acabou por surtir efeito e o emblema lisboeta voltou a ampliar o diferencial para seis golos (16-10), este último assinado por Débora Moreno. O Colégio de Gaia Toyota acusou grandes dificuldades na reta final do primeiro tempo e, quando marcador assinalava 18-11, Paula Marisa Castro colocou o seu segundo time-out, para conseguir reduzir a diferença até ao descanso, o que acabou por não acontecer.

a entrada para o segundo tempo, a formação azul e branca entrou determinada em reverter o resultado registado até então mas a aproximação acabou por não surgir, pelo menos nos minutos iniciais, com o SL Benfica a chegar aos oito golos à maior (24-16). As encarnadas causaram grandes dificuldades à defesa gaiense e, no ataque, Audilia Carlos mostrava-se bastante eficaz parando diversos remates das adversárias.

 

ddd

 

Quando o marcador assinalava 29-20, Paula Marisa Castro leva o seu último time-out à mesa, para tentar reorganizar os processos defensivos mas o encontro mantave o mesmo ritmo, com as águias bastante distanciadas no marcador, 32-25 à passagem dos 45 minutos. Instantes mais tarde, o Colégio de Gaia conseguiu reduzir mas Ana Maria Ursu mostrou-se presente e parou o contra-ataque de Rita Rodrigues que permitia lançar o encontro para seis golos mantendo o resultado a 35-28 quando João Florêncio gasta o seu último time-out. O encontro seguiu no mesmo ritmo e o SL Benfica acabou por conquistar a Dobradinha ao erguer a Taça de Portugal na edição de 2021/2022, quatro anos depois do regresso da modalidade ao clube.

Pode consultar aqui a estatística do encontro.

Resultado Final: 38-31