Congresso Multidisciplinar da Dor reúne 500 médicos em Gaia

Congresso Multidisciplinar da Dor
17-09-2025 | 16:13 | | |

Congresso Multidisciplinar da Dor reúne 500 médicos em Gaia

Escrito por O Gaiense

O Congresso Multidisciplinar da Dor, evento organizado pela Iniciativa Médica 3M e pelo Centro de Estudos dos Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, começou hoje e decorre até sexta-feira, no Hotel Solverde Spa & Wellness Center, em São Félix da Marinha.

Na sessão de abertura, às 13 horas, foi explicada a importância dos cuidados paliativos na saúde das pessoas e, em seguida, foi feita uma homenagem-carreira ao Doutor José António Ferraz Gonçalves, antigo/eterno diretor do Serviço de Cuidados Paliativos do IPO do Porto. No discurso de agradecimento, o antigo médico referiu que “os cuidados paliativos são a sua vida profissional desde 1994, quando recebeu o primeiro doente naquilo que se chamava unidade de saúde continuada do IPO do Porto”. 

O evento apresenta um vasto programa com minicursos e apresentações no auditório do hotel. Hoje houve a formação de exame físico, intervencionismo, opióides e ortóteses. Amanhã, a formação estende-se às mesmas áreas e começa pelas 9h30 até às 18h30. Já no último dia, haverá minicurso de comunicação e, novamente, opióides.

Quanto às palestras e apresentações, vários temas vão ser abordados, desde efeitos adversos, adjuvantes, cefaleias, dor oncológica, doenças reumáticas, dor nos idosos e nas crianças, cannabis medicinal e o papel do pilates e do yoga no controlo da dor.

Segundo Hugo Ribeiro, fundador da Iniciativa Médica 3M, o objetivo do congresso é “conseguir chegar ao máximo de profissionais de saúde, no sentido de promover mais informação básica em medicina da dor e em medicina paliativa”. Revela que o grande desafio no panorama nacional é a “formação básica para todos os profissionais. Isto porque há uma lacuna de formação pré-graduada, ou seja, nenhum médico, enfermeiro, psicólogo ou assistente social deve sair da sua formação base sem ter formação em comunicação, em apoio à família, em trabalho em equipa e em controlo da dor”.  

No total, o evento conta com 500 inscritos, desde médicos portugueses a convidados especiais de Cabo-Verde, Angola, Moçambique e Brasil. Esta ligação deve-se às “colaborações e missões de voluntariado que se tem desenvolvido nesses países e à continuação conjunta do desenvolvimento desta área”, afirma Hugo Ribeiro.

 

.
Doutor José António Ferraz Gonçalves
.
Hugo Ribeiro, fundador da Iniciativa Médica 3M, e o homenageado Doutor José António Ferraz Gonçalves

 

Mais notícias