ENDORUNNER: CENTRO DE TREINO MÓVEL NA ÁREA DA ENDOSCOPIA
O maior evento de Gastrenterologia, a nível nacional - a Semana Digestiva 2022 - organizado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia está prestes a chegar a Portugal, tal como o EndoRunner da Fujifilm, um centro de treino móvel que contém as mais recentes inovações na área da Endoscopia.
A unidade móvel estará na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, de 22 a 25 de junho. O hub foi criado para visitar hospitais e conferências em toda a Europa, com o objetivo de apoiar os profissionais de saúde a ultrapassar alguns dos maiores desafios da Endoscopia. Tal revela-se particularmente importante, numa altura em que surgem cada vez mais dados sobre o impacto da pandemia nos serviços de saúde, nomeadamente no diagnóstico oncológico.
Sobre o EndoRunner
O EndoRunner possui, três estações de trabalho, equipadas com endoscópios e modelos artificiais que proporcionam uma experiência sensorial muito aproximada da realidade, graças ao aproveitamento do espaço, com um chassis extra baixo. Possui uma porta larga na lateral esquerda, que permite visualizar o interior.
Este centro de treino móvel pode viajar diretamente para hospitais e conferências, oferecendo aos médicos a oportunidade de usar as soluções inovadoras de Endoscopia da Fujifilm. São cerca de vinte diferentes endoscópios flexíveis e mais de cinquenta dispositivos terapêuticos para todos os tipos de aplicações.
O hub usa tecnologia de aprendizagem profunda para ajudar os gastrenterologistas a tomar decisões com eficiência, aliviando as cargas de trabalho, de modo a disponibilizar o melhor atendimento ao paciente.
Médicos alertam para “bomba relógio” no aumento de casos de cancro
De acordo com um estudo elaborado para a Fujifilm, 73% dos gastrenterologistas referem que é provável que haja uma “bomba-relógio” de pacientes com cancro, que aguardam um diagnóstico e tratamento após a COVID-19; enquanto 78% dos profissionais demonstraram preocupação com o facto de os pacientes poderem ter cancros em estados mais avançados e que podem ser mais difíceis de tratar, por causa da pandemia.
74% dos médicos entrevistados afirmou que deveriam ser melhoradas as oportunidades de treino no local e mais de dois terços (67%) beneficiariam de um maior suporte prático por parte dos parceiros na área de equipamentos médicos. Consequentemente, 81% dos entrevistados disse que valorizaria mais oportunidades de treino e educação presenciais ministradas pelos fabricantes e 75% prefere que os fabricantes visitem o próprio local de trabalho para disponibilizar treino e educação.
A vertente da Inteligência Artificial (IA) também foi realçada neste inquérito, com 80% a defender que a IA na Endoscopia melhorará a capacidade de diagnóstico e com 69% a dizer que melhorará os resultados dos pacientes.
A pesquisa da Fujifilm com profissionais de Gastrenterologia de toda a Europa foi realizada pela Sermo, a maior empresa de dados de saúde e plataforma social para médicos, alcançando 1,3 milhões de profissionais em 150 países.