GREVE COM POUCO IMPACTO EM GAIA

As EB1 foram as mais afetadas pela greve
25-05-2021 | 15:26 | | |

GREVE COM POUCO IMPACTO EM GAIA

Escrito por O Gaiense

Apesar de ter sido a primeira greve convocada pós pandemia, a adesão, por parte da Função Pública, não foi muito significativa em Gaia. O pré aviso de greve para quinta feira , anunciado pela Frente Comum, previa uma paragem de 24 horas em prol da defesa do aumento de salários e a revogação do sistema de avaliação.
Nas escolas, o protesto apenas abrangeu os funcionários, quer administrativos, quer auxiliares, uma vez que os professores, desta vez, ficaram de fora. Neste âmbito, as que mais sentiram o efeito desta paragem foram as EB1’s, que  devido ao número abaixo da média de funcionários, viram-se obrigadas a fechar portas. Já em termos de EB 2/3, Santa Marinha, Valadares e Soares dos Reis foram três, dos poucos, exemplos que optaram pelo encerramento.
Pouca adesão
Em termos dos departamentos das finanças e dos serviços prestados pelo munícipio, a greve desta quinta feira também não trouxe grandes perturbações dado ao número reduzido de funcionários que aderiram. Devido ao momento pandémico que o país atravessa, esta greve não convocou, desta vez, o setor da saúde. No entanto, Sebastião Gama, coordenador da Frente Comum, afirmou que esperava que  esse motivo não fosse impeditivo para que os profissionais da saúde participassem nas ações que se iam desenrolar ao longo do dia, tal como a concentração em frente ao Palácio da Ajuda.