INAUGURADA MOSTRA DE OBRAS DE MONDRIEN REINTERPRETADAS
A exposição itinerante de reinterpretação da obra de Mondrian, que circula pelas bibliotecas escolares de Gaia foi inaugurada hoje na Galeria de Arte Diogo de Macedo, na Escola Secundária Diogo de Macedo. A mostra que reúne obras de 13 artistas estará patente até 27 de janeiro.
Esta iniciativa partiu de um desafio lançado a professores de Educação Visual numa formação orientada por Alexandra Lage, também professora bibliotecária da Escola Secundária Inês de Castro, para reinterpretar, em formato tridimensional, a obra de Mondrian "Composição com grande plano vermelho, amarelo, preto, cinza e azul", de 1921.
Após a visita das turmas da escola Diogo de Macedo à exposição, a mesma será objeto de reflexão artística e será o mote para diferentes trabalhos de reinterpretação artística (Mondrian ou outros artistas) nas aulas de Educação Visual e Arte em Ação.
As obras expostas são da autoria de Alzira Relvas, Américo Gonçalves, Ana Andrade, António Grilo, Cristina Jorge, Cristina Ribeiro, Herculano Vieira, J. J. Gil Costa, Ma Aurora Bernardo, Nazaré Álvares, Paulo Brito, Sara Leal, Victor Silva.