JÁ HÁ JUNTAS DE FREGUESIA A PEDIR QUE SE RACIONE A ÁGUA
Os especialistas em meteorologia já apontam para a continuação de tempo quente e seco pelo menos até meados de junho.
A página Meteo Trás os Montes, com 160 mil seguidores, prevê muito calor e precipitação abaixo da média de norte a sul do território continental.
"Já há juntas de freguesia a apelar ao uso racional da água em Trás-os-Montes e ainda estamos longe do verão... Não restam dúvidas, vai complicar e muito nos próximos meses", sublinha-se.
Para os próximos quatro dias, já com maior grau de confiança na informação constante nos modelos em relação ao calor excecional que é esperado entre sexta e sábado em muitas regiões do país, uma importante irrupção de poeirasirá travar as temperaturas, impedindo que as mesmas superem os 38°C, de qualquer das formas serão valores pouco habituais para maio", refere-se ainda.
A partir de sábado ao final do dia, também assistiremos a uma subida da probabilidade de ocorrência de aguaceiros localmente fortes e acompanhados por trovoadas, uma vez que haverá uma substituição da massa de ar quente africana por uma bolsa de ar frio que se deverá colocar a sudoeste de Lisboa.