'LENOCÍNIO VS PROSTITUIÇÃO - VISÃO DOS MAGISTRADOS E POLÍCIAS' FOI APRESENTADO NA EPAD
"A escolha deste tema foi, principalmente, para alertar a sociedade, pois o crime de lenocínio é um tema real mas sensível e delicado, pouco divulgado e escondido, infelizmente. No mundo atual parece que não tem lugar na televisão ou no feed das redes sociais", explica João Cruz, autor do livro 'Lenocínio vs prostituição - Visão dos magistrados e polícias', apresentado na Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto (EPAD).
Para além de cabo da GNR no distrito de Aveiro, João Cruz é ainda Mestre em Criminologia, formador em Igualdade de Género e Tráfico de Seres Humanos e Técnico de Apoio à Vítima. A apresentação contou com a presença da diretora pedagógica da EPAD, Clara Lopes e da professora e psicóloga Fátima Passeira, entre outros professores, funcionários e mais de 50 alunos do estabelecimento de ensino.
Dentro desta temática João Cruz abordou também o tema sobre a violência no namoro em contexto escolar, dando a conhecer o processo de violência no namoro, nomeadamente a vivência silenciosa das vítimas, o que vai permitir aos profissionais a aquisição de métodos no sentido da sua prevenção, bem como no âmbito da relação com as vítimas e agressores. "Estes jovens precisam conhecer e partilhar este fenómeno. É importante intervir em contexto escolar, desenvolvendo estratégias pedagógicas, com o objetivo de sensibilizar para o desenvolvimento de relações de igualdade entre raparigas e rapazes. Isto irá promover relações interpessoais saudáveis, tendo vista a prevenção da violência em relações de intimidade, fenómeno que surge no âmbito da violência de género", concluiu João Cruz.