MÃES DE QUALQUER PONTO DE PORTUGAL CONVIDADAS A TER O PARTO EM GAIA
O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia Espinho, onde já está a funcionar a nova Unidade Mulher e Criança, com o serviço de partos transferido para o Monte da Virgem depois de muito anos a funcionar na unidade junto ao Tribunal de Gaia, sublinha que desde maio de 2016 qualquer utente do SNS pode optar por qualquer uma das unidades hospitalares do SNS onde exista a consulta de especialidade de que necessita.
Por isso, "pode optar pela unidade da mulher e da criança (UMC) na hora de dar à luz, independentemente da área geográfica onde reside".
As grávidas e parturientes estão ainda isentas do pagamento de taxas moderadoras em qualquer unidade do SNS, realça ainda o CHVNGE.
A Unidade Mulher e Criança conta com serviço de urgência obstétrica e ginecológica, bloco de partos equipado com 9 salas de parto individuais, 2 blocos operatórios, unidade de neonatologia com 14 boxes e 2 quartos de isolamento, internamento de pediatria, internamento de obstetrícia com 20 quartos individuais e internamento de ginecologia, garantindo uma capacidade total de 82 camas e 16 incubadoras, numa área aproximada de 8000m2, num único piso.