MOINHO DE ÁGUA 'O BENGALA' FOI ALVO DE LIMPEZA
A recuperação e restauração de “Moinhos de água que funcionaram no século XX em São Félix da Marinha”, é um dos propósitos da Associação Património, Identidade e Memória, PIM, de S. Félix da Marinha. Nesse sentido, a 11 de maio, vários membros desta associação, arregaçaram mangas e procederam a uma ação de limpeza do sistema externo do moinho de António Carvalho, “O Bengala”, localizado no lugar de Sanfins. Segundo os responsáveis, é o moinho que reúne as melhores condições para a sua recuperação e reabilitação.
Tanto a represa e o cabouco deste moinho foram sujeitos a limpeza.
A Associação Património, Identidade e Memória, PIM, de S. Félix da Marinha "incorpora nos seus objetivos a defesa e valorização do património natural, material e imaterial da freguesia, promovendo a identidade e memória dos seus habitantes".
Desde o início do projeto, já foram recenseados 22 moinhos hidráulicos de rodízio que funcionaram no século XX, no curso do Rio da Granja e da Ribeira do Juncal.
O projeto “Moinhos de água que funcionaram no século XX em São Félix da Marinha” tem em vista a elaboração de uma publicação que impulsione a divulgação deste património histórico e cultural, a criação de um roteiro destes moinhos e a recuperação e restauração de um deles, com a criação de um museu, com centro interpretativo, aberto aos alunos das escolas da região, colocando as jovens gerações em contacto com a natureza, a história, a memória e o património da freguesia.