MOSTRA DE DOCUMENTOS INÉDITOS DE JOSÉ TEIXEIRA LOPES

Arquivo Municipal
14-06-2022 | 08:45 | | |

MOSTRA DE DOCUMENTOS INÉDITOS DE JOSÉ TEIXEIRA LOPES

Escrito por O Gaiense

A exposição “Gaia sob o signo do Ecletismo. O Arquiteto José Teixeira Lopes, 1872-1919” resultou de uma colaboração entre o Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner/Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Associação Cultural Amigos de Gaia. José Teixeira Lopes é hoje considerado um dos principais arquitetos portugueses do início do século XX. Filho do escultor José Joaquim Teixeira Lopes e irmão mais novo do escultor António Teixeira Lopes, o arquiteto nasceu no Porto, a 28 de janeiro de 1872, viveu, sobretudo, entre Gaia, Miramar e São Mamede de Ribatua.

O acesso à mostra documental, desenvolvida sob a direção de José Melo e a organização de Teresa Cirne, está disponível ao público até 25 de junho, de segunda-feira a sexta-feira entre as 9h e as 17h30.

A mostra exibe documentação inédita, particularmente diversos projetos de arquitetura, entre os quais se destacam os croquis a lápis feitos para os alçados da Casa e Atelier de António Teixeira Lopes, em 1895, assim como os planos urbanísticos da Praia de Miramar, de 1909. Entre os objetos expostos, é de salientar uma aguarela da autoria de José Teixeira Lopes, representando a Capela do Senhor da Pedra, bem como uma belíssima maquete de uma das casas projetadas pelo arquiteto.

Durante a inauguração, a 28 de maio, houve uma conferência alusiva ao tema, a cargo do arquiteto José Tenreiro.  

conferência

Recorde-se que José Teixeira Lopes cresceu num ambiente cultural de grande dinamismo, trabalhando em conjunto com o irmão até à morte precoce do arquiteto, a 26 de fevereiro de 1919. Apesar da sua passagem por Paris na década de 1890, a produção arquitetónica de José Teixeira Lopes é caraterizada, principalmente, pelas constantes referências à arquitetura tradicional nos diversos componentes que a caraterizam, mas também se destacou pelo uso de novas tecnologias construtivas, como o betão armado e o recurso a elementos pré-fabricados em cimento e cerâmica.

Foram estas caraterísticas que se manifestaram na obra que projetou, sobretudo para o centro de Gaia e para as novas estâncias balneares do litoral atlântico, mormente para a praia de Miramar, cujos desígnios se devem, em grande parte, ao seu papel como profissional da predileção de um grande círculo social de importantes membros do panorama cultural gaiense, portuense e também da capital. 

Teixeira Lopes

Além da documentação do Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner, a exposição conta com vários elementos do Centro Português de Fotografia e da Casa-Museu Teixeira Lopes.

Com a colaboração da Gaiurb, é apresentada a cartografia das obras de José Teixeira Lopes no território gaiense, com precisão, o que possibilita o acesso a informação detalhada com recurso à tecnologia de Qr Code.

O grande objetivo desta ação cultural é a valorização do património arquitetónico de Gaia e contribuir para um olhar mais informado sobre o nosso território.

Fotografias:D.R.