O ÚLTIMO ESCLARECIMENTO DE FILIPE LOPES
Apesar de ter optado por manter-se em silêncio após a consulta pública efetuada em Seixezelo, relativamente à questão da desagregação ou não da freguesia de Pedroso, o atual presidente da junta, Filipe Lopes, enviou um comunicado para esclarecer a sua posição face a este processo:
“Dada a importância do assunto, e ao muito que alguns foram falando durante o processo, procurando desinformar e intoxicar a população, cumpre-me esclarecer (agora que o processo está concluído na Freguesia e no Concelho) a minha posição durante todo este processo.
- Sempre fui e sou favorável à manutenção da União das Freguesias de Pedroso e Seixezelo. Esta União trouxe enormes ganhos para ambas as Freguesias, em especial, para Seixezelo, que passou a ter acesso a recursos e projetos que com o orçamento que passará a ter após a desagregação será impossível de os manter;
- Durante todo este processo a minha posição sempre foi articulada com o Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, o Presidente do Partido Socialista de Vila Nova de Gaia (do qual faço parte), o executivo da Junta de Freguesia e os deputados do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia de Pedroso e Seixezelo;
- A mudança repentina de opinião do Partido Social Democrata de Pedroso e Seixezelo mostra que o que os move não é a identidade de Pedroso ou de Seixezelo, mas sim o aproximar das eleições autárquicas de 2025, mostrando o que de pior a política pode ter. Oportunismo e lógicas partidárias e pessoais.(...) O tempo encarregar-se-á, como sempre, de mostrar quem tinha razão. Da minha parte fica a consciência que sempre assumi a minha posição, baseada unicamente naquilo que acredito plenamente ser o melhor para a União das Freguesias de Pedroso e Seixezelo e para os seus habitantes.
Não mais me pronunciarei sobre este assunto e a forma como ele foi conduzido até ao final do meu mandato (último trimestre de 2025). Até lá, continuarei como até aqui... dedicado a Pedroso e Seixezelo!”