Obras da Linha Rubi do Metro do Porto já não precisam de cumprir limites de ruído

1
20-08-2025 | 17:03 | | |

Obras da Linha Rubi do Metro do Porto já não precisam de cumprir limites de ruído

Escrito por Diogo Ferreira

As obras da Linha Rubi do Metro do Porto, em curso para ligar a Casa da Música e Santo Ovídio, num percurso de 6,4 quilómetros, ficaram dispensadas de cumprir os limites previstos no Regulamento Geral do Ruído, após a publicação de um despacho do Governo publicado em Diário da República (DR), esta semana.

A Metro do Porto tem agora de cumprir com as medidas de minimização dos impactos propostas nos estudos ambientais e nos estudos específicos de ruído.

O despacho de 14 de maio, assinado pela secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, e pelo secretário de Estado do Ambiente do governo anterior, Emídio Sousa, foi publicado na terça-feira pelo Governo e indica que "a execução das obras do Metro do Porto correspondentes à construção da Linha Rubi: Casa da Música-Santo Ovídio fiquem dispensadas do cumprimento dos limites previstos no n.º 5 do artigo 15.º do Regulamento Geral do Ruído [RGR]".

O regulamento prevê que o cumprimento dos valores de ruído pode ser "excecionalmente dispensada" por despacho "no caso de obras em infraestruturas de transporte cuja realização se revista de reconhecido interesse público".

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e, no Porto, Campo Alegre e Casa da Música.

Fotografia de O Gaiense, junto ao Estádio do Candal

Mais notícias