PAÍS ESTÁ EM ESTADO DE CONTINGÊNCIA DEVIDO A CALOR E INCÊNDIOS
O governo acaba de fazer um comunicado à população anunciando que, face às previsões de tempo muito adverso e à grave seca que o país atravessa, Portugal estará em alerta nos próximos dias, com todos os meios de combate a incêndios rurais em estado de prontidão. Está acionado, por isso, o estado de contingência.
Passa a ser proibido usar maquinaria agroflorestal nas tarefas da silvicultura e agricultura e fazer queimas e queimadas.
O IPMA NÃO DESCARTA A EMISSÃO DE AVISOS VERMELHOS POR TEMPERATURAS EXTREMAS, se tal acontecer, o período mais provável para a vigência será entre terça-feira e quinta-feira.
O Governo português decidiu, este sábado, colocar todo o território do país em situação de contingência entre os dias 11 e 15 de julho. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, afirmou ainda, após a reunião de ministros, que "há condições para contratar mais 100 equipas de reforços dos bombeiros" para combater os incêndios.
"Todos os dias vão merecer atenção da nossa parte, devido ao alto risco de incêndio e seca", disse José Luís Carneiro.
Uma das medidas implementadas deverá ser a "ativação de SMS em conjunto da população", de modo a reforçar a vigilância nas áreas mais alarmantes.
Foto PEDRO SOUSA