PEDROSO/SEIXEZELO VAI A VOTOS
A Assembleia Municipal desta quinta-feira começou com troca de argumentos sobre a desagregação/manutenção de agregação das freguesias de Pedroso e Seixezelo.
No seguimento das posições favoráveis à desagregação por parte do PSD, PS e CDU, e tendo em conta a "divisão da população", resultado dos abaixo-assinados apresentados à Assembleia Municipal, o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, garantiu que "a Câmara vai colocar todos os recursos necessários para a realização de uma consulta pública". A condição imposta por Eduardo Vítor Rodrigues é que os resultados da consulta pública sejam aceites.
Esta é a fórmula encontrada para resolver o conflito gerado pela apresentação à Assembleia Municipal de um abaixo-assinado que conta com 637 assinaturas a favor da desagregação e outro abaixo-assinado favorável à manutenção da união de freguesias, que apresenta 639 assinaturas.
De seguida foi aprovada, por unanimidade, a realização da consulta pública em Seixezelo, sem que o representante do executivo da união de freguesias se tivesse pronunciado durante a sessão. A votação de âmbito local, com consequências locais, será feita através de voto em urna fechada, tendo em conta o caderno de eleitores em Seixezelo.
De acordo com o que foi possível apurar junto do executivo, a consulta pública deve acontecer a 27 de novembro.
O presidente da UF de Pedroso e Seixezelo, Filipe Lopes, não esteve presente na Assembleia Municipal.
Notícia em atualização.