PSP faz buscas na casa de Fernando Madureira e mais Super Dragões para investigar agressões e roubo
Estão em curso, na manhã desta quinta-feira, buscas em casa de Fernando Madureira, atualmente a cumprir uma pena de prisão preventiva, e em residências de vários elementos da claque Super Dragões no âmbito de um processo de agressão e roubo, que terá ocorrido em grupo, antes do líder da claque ter sido detido no âmbito da Operação Pretoriano, em janeiro de 2024.
A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto está a cumprir 12 mandados de buscas, em Gaia, Porto e Santa Maria da Feira, entre outros locais.
A investigação sobre crimes de ofensas à integridade física e roubo começou na sequência de suspeitas de burla, envolvendo ativos financeiros.
Em causa estará a ação de um grupo que terá burlado umas vítimas, prometendo retornos financeiros, após investimentos. Contudo, o negócio ter corrido mal e as partes marcaram um encontro, próximo do Estádio do Dragão, onde, segundo a investigação, terá estado Fernando Madureira e os cerca de 15 indivíduos terão agredido e roubado alguns objetos pertencentes às vítimas.
Atualização às 12h50: No decorrer das buscas desta manhã, a PSP constituiu cinco arguidos e apreendeu seis telemóveis, peças de vestuário, 10 cartões de sócio do FCP e um cartão de débito.
Segundo o Comando Metropolitano da PSP do Porto, "os factos remontam a Setembro de 2023, quando os lesados, dois homens com idades entre os 30 e 35 anos, foram agredidos em comunhão de esforços pelos suspeitos na zona de restauração da superfície comercial do Alameda Shopping. Os suspeitos no decurso das agressões lograram, ainda, apropriar-se de bens pessoais dos lesados avaliados em aproximadamente 160 mil euros, onde se incluem entre outros um relógio de luxo, peças de vestuário e dinheiro em numerário".