SOCIOLOGIA PERDEU REFERÊNCIA

António Teixeira
24-08-2022 | 17:40 | | |

SOCIOLOGIA PERDEU REFERÊNCIA

Escrito por Diogo Ferreira

António Teixeira Fernandes, fundador do Curso e Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e do Instituto de Sociologia, faleceu hoje, aos 83 anos.

Natural de Arouca e doutorado em Sociologia pela Universidade Gregoriana (Roma), em 1972, António Teixeira Fernandes residiu muitos anos em Gaia.

Foi uma das dez personalidades da Educação homenageadas pelo jornal O Gaiense aquando das celebrações das 1000 edições.

O funeral realiza-se amanhã, às 11h, na igreja da freguesia de Urrô, em Arouca.

Em comunicado, Virgílio Borges Pereira e João Teixeira Lopes, diretor e coordenador, respetivamente,
do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, lembram o percurso do professor Emérito e a necessidade de "prolongar o legado".

"O Professor transmitiu-nos um legado impressionante. A sua obra, vastíssima, engloba, entre outras temáticas, uma reflexão sobre os grandes clássicos da Sociologia (Durkheim, Weber, Simmel…), uma indagação apurada sobre os fundamentos epistemológicos da prática científica, um programa de pesquisa sobre as manifestações religiosas e a relação entre Estado e Igreja na formação social portuguesa e, ainda, vários livros sobre o Estado, o poder político e a cidade nas suas múltiplas escalas. O exemplo e a obra perdurarão. É nosso dever prolongar o legado que uniu, num só projeto, a docência e a investigação em Sociologia na Universidade do Porto", lê-se.

António Teixeira Fernandes, recorde-se, também foi presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras, de 1987 a 1991 e delegado nacional, por nomeação governamental, no Comité para a Investigação Socioecónomica Aplicada, em Bruxelas, de 1994 a 1997.

Fotografia: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Mais notícias