TEATRO AMADOR QUER SURPREENDER NO AUDITÓRIO MUNICIPAL A PARTIR DE SEXTA-FEIRA
O programa da 11ª edição do Festeatro, um festival de teatro amador em Gaia organizado pela Federação das Coletividades de Gaia (FCVNG), foi apresentado ontem à tarde.
A estreia dos 11 espetáculos do festival, que se desenrolará no Auditório Municipal de Gaia será a peça 'O Velório', do Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro, já esta sexta-feira, pelas 21h30. No sábado, às 21h30, será a vez de "Ressonar sem dormir", da AR Canelas.
Ao todo, para o XI Festeatro, que é apoiado pelo município de Gaia e a Fundação Inatel, vão contribuir dez coletividades.
Paulo Rodrigues, presidente da FCVNG, alertou que "os jovens são o garante do futuro da tradição do teatro amador em Gaia", mas enalteceu a diversidade de trabalhos amadores apresentados, como as peças infanto-juvenis e peças inclusivas. A título de exemplo, o espetáculo do próximo domingo (18 fevereiro), às 16h30, com a peça do Orfeão da Madalena, "Restos de Vida", a subir ao palco, o elenco terá elementos entre os nove e 70 anos de idade.
Já a 22 de março, o Grupo Cénico Academia 65+ d'Os Plebeus Avintenses vai apresentar "AvóMinguante", a partir das 21h30. O dia 22 de março será especial, já que é a única data com dupla atuação. Na mesma noite, o SC Candalense vai mostrar 'Alice no País das Maravilhas".
Para a vereadora Paula Carvalhal, "é importante mantermos a tradição de ter várias companhias e coletividades. Esperamos muita qualidade e estamos disponíveis para os ajudar a melhorar e a apresentar-se como merecem no Auditório Municipal de Gaia".
Já Manuel Filipe, diretor dos Auditórios Municipais, desejou sucesso à iniciativa, mas defendeu que "para o ano, também podia ser utilizado o Teatro Cine-Brazão (275 lugares), que é um auditório municipal e em que a diferença de lotação não é significativa" face ao Auditório Municipal de Gaia (324 lugares).
O XI Festeatro encerrará a 23 de março e não terá qualquer peça em cena no dia 10 de março (domingo), fruto das eleições legislativas.