TERRENO DA UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS VAI A HASTA PÚBLICA POR UM EURO

CMG
19-12-2022 | 18:19 | | |

TERRENO DA UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS VAI A HASTA PÚBLICA POR UM EURO

Escrito por Monica Joady

A câmara de Gaia vai colocar em hasta pública um lote na rua Quinta da Bela Vista, na fronteira entre Santa Marinha e Canidelo, por um valor mínimo de um euro.

O intuito é tornar aquele terreno atrativo para a construção de uma Unidade de Cuidados Continuados/Paliativos, com a majoração de uma Unidade de Apoio à Saúde Mental. Aliás, esta última vertente será visto como uma mais valia na hora de escolher o vencedor do concurso, uma vez que irá permitir não só tratamentos de média longa duração, como também internamentos. Deste modo, esta unidade de saúde mental será a primeira a ser construída na Região Norte.

Além disso, outro dos requisitos é o facto da empresa, vencedora desta hasta pública,  garantir serviços em parceria não só com a Segurança Social, como com o Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Eduardo Vítor Rodrigues afirmou, hoje na reunião pública da câmara, que o município não pode financiar diretamente esta obra, mas tem a autonomia de isentar a construtura das taxas, tornando assim este projeto mais atrativo. Acrescentou ainda que este serviço "é fundamental para complementar os existentes no Centro Hospitalar Gaia /Espinho" e para colmatar um serviço que atualmente "envia as pessoas para bem longe do concelho".

Também na mesma reunião, foi aprovado, por unanimidade, a reabilitação da Rede Hidrográfica do rio Uíma e a aquisição de terrenos em redor que permite o início da 1ª fase deste projeto. Sendo a fase mais difícil, dado ao número de expropriações, haverá um investimento de três milhões, num total de cerca de cinco milhões. 

Neste caso, o presidente da câmara, em jeito de resposta ao vereador Rui Rocha Pereira (PSD) , referiu que o "grande mote desta requalificação é a integração de alguns dos moinhos  ali existentes" que farão parte de um percurso que contará com passadiços e equipamentos de base geriátrica. "Em meados de 2023 estaremos a lançar a obra no terreno e acredito que no decorrer da primeira fase, estaremos a lançar a 2ª fase". De recordar que a requalificação das margens do Uíma é uma parceria entre as câmaras de Gaia e Santa Maria da Feira com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).