Projeto do Centro de Alto Rendimento do FC Porto apresentado a Luís Filipe Menezes

a
11-05-2026 | 17:16 | | |

Projeto do Centro de Alto Rendimento do FC Porto apresentado a Luís Filipe Menezes

Escrito por Johnny Lino
a

O projeto do novo Centro de Alto Rendimento (CAR) do FC Porto, que vai nascer no Olival, foi formalmente apresentado a Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara de Gaia. A apresentação decorreu na tarde desta segunda-feira, 11 de maio, no Centro de Treinos e Formação Desportiva - Jorge Costa, sendo que de seguida, Menezes, acompanhado de André Villas-Boas, presidente dos 'dragões', visitaram o local das obras que já estão em andamento.

Para André Villas-Boas, a nova estrutura é "absolutamente fundamental. Passaram 23 anos no Centro de Treinos e Formação Desportiva do Olival, agora nomeado CTFD Jorge Costa, e nesses 23 anos o FC Porto atingiu um patamar de sucesso nacional e internacional sem precedentes", disse ao Porto Canal. "Escolhemos o Município de Gaia por esta proximidade a um Centro de Treinos que já nos deu muito. Queremos que o Centro de Alto Rendimento nos dê ainda mais, portanto para nós foi uma escolha óbvia, que irá permitir ao FC Porto crescer a nível infraestrutural e oferecer aos seus profissionais as melhores condições para continuarem a render", continuou o presidente portista, que deixou elogios ao Município gaiense. "A Câmara Municipal de Gaia é fundamental na criação das acessibilidades do CAR, bem como as Infraestruturas de Portugal, e quisemos chamar a atenção para essa necessidade que irá beneficiar a zona do Olival e todas as pessoas nas freguesias circundantes, como Avintes, Lever, Pedroso. Tudo isto é necessário para melhor aproveitarmos a infraestrutura que aqui teremos instalada", concluiu André Villas-Boas

Na visita ao local onde irá nascer o CAR, foi depositada uma capsula do tempo: André Villas-Boas colocou uma camisola alusiva à conquista do 31º campeonato e Luís Filipe Menezes colocou uma medalha com o brasão da cidade de Gaia. Esta nova estrutura irá albergar todo o futebol profissional dos portistas, plantel principal incluido, o que levará também à mudança definitiva dos escalões de formação para o CTFD Jorge Costa.

FOTOS: FC PORTO