ATAQUE À VODAFONE AFETA VÁRIOS SERVIÇOS
Os serviços da Vodafone estão a ser fortemente afetados por um ataque informático, o terceiro, conhecido, em grande escala em Portugal nos últimos dias. Depois dos sites do Grupo Impresa, também o Grupo Cofina foi alvo de um ataque e ontem foi a vez da Vodafone.
A Vodafone já comunicou que foi alvo de um ataque informático, mas que está a tentar repor o sinal mas esta situação ainda irá demorar algumas horas a ser resolvida, estando a afetar vários serviços.
Os Bombeiros Voluntários de Avintes, por exemplo, estão a ser afetados por esta quebra de serviço e o contacto habitual deste Corpo de Bombeiros, encontra-se indisponível por tempo indeterminado. Assim, este corpo de bombeiros solicita que em caso de necessidade os contactos sejam feito através do 96202400, ou, em caso de emergência, diretamente para o 112.
“A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede (…) devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações. Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços”, revela a Vodafone em comunicado.
Entretanto, aa sequência dos constrangimentos verificados com a rede Vodafone, o INEM informa que todas as chamadas de emergência transferidas pelas Centrais 112, geridas pela Polícia Segurança Pública, para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM sempre estiveram asseguradas a 100%, não se verificando qualquer situação anómala.
Face aos constrangimentos verificados ontem e hoje na rede Vodafone Portugal no acionamento de meios de emergência, o INEM ativou no imediato o seu plano de contingência, privilegiando o acionamento através da rede SIRESP e recorrendo aos sistemas redundantes de que dispõe em termos de telecomunicações móveis. Deste modo, esteve sempre garantido o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica.
O INEM apela mais uma vez à colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o Número Europeu de Emergência - 112 apenas em caso de emergência. Todas as situações referentes a aconselhamento devem recorrer ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas de verdadeiras emergências médicas.
Os serviços ainda podem estar algo instáveis durante as próximas horas em algumas regiões do País. Até ao final do dia a empresa espera que todos os serviços sejam repostos na totalidade.
“Infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos”, assegura a empresa de telecomunicações.